1 O que são as criptomoedas?

Por definição, a criptomoeda é uma moeda digital. As operações financeiras feitas com cartões de crédito, transferências bancárias, e aplicativos como o PayPal, Venmo, ou PagSeguro, já nos mostra que estamos operando no mundo da moeda digital. Quantos de nós realmente lidamos com dinheiro físico para fazer as compras, ou pagar as contas?

Detalhes

Então, se já estamos vivendo em um mundo cheio de transações digitais, como a criptomoeda é diferente?

Todas essas transações digitais ainda exigem um intermediário. Compras feitas no seu cartão de crédito requer uma empresa de processamento de crédito. Transferências automáticas exigem o banco, e até mesmo transferir fundos em aplicativos como o PayPal ainda exigem o uso de um aplicativo intermediário.

Detalhes

Imagine ser capaz de transferir fundos ou fazer compras de pessoa para pessoa, sem ninguém no meio. Digamos que você tenha um serviço ou produto que seja, e nós chegamos a um acordo sobre preço, eu lhe envio o valor, e uma compra é feita. Bem se não for feita com dinheiro físico não é direta.

O dinheiro tem algumas falhas inerentes. Primeiro, não há registros das transações, então você nunca pode provar uma compra a não ser que ceda seus dados pessoais. Em segundo lugar, vamos ser honestos – alguém ainda precisou ir ao banco para sacar este dinheiro, certo?

A criptomoeda é uma reserva de valor que não requer nenhum tipo de autoridade centralizada. Isso significa que essencialmente tira o intermediário. Ele é construído sobre matemática e código, não funcionários do governo e banqueiros. Sobre uma tecnologia que chamamos de blockchain.

Próximo vídeo

2 O que é Blockchain ?