6 Segurança da conta – senhas e chaves

Ao criar sua conta Steem, você receberá uma “senha mestra” de 32 dígitos gerada aleatoriamente, que precisará usar para acessá-la. Embora seja possível alterar a senha, você só pode mudar para outra sequencia de 32 dígitos igualmente gerada de forma aleatoria, não é possível ‘escolher’ sua própria senha no Steem.

De certa forma, isso torna o Steem um sistema muito seguro, porque quase não há chance de que alguém consiga acessar sua conta de um dispositivo separado, adivinhando sua senha.

A seção de perguntas freqüentes do site Steemit recomenda que você faça uma cópia dessa master key, idealmente numa unidade separada, e uma cópia impressa armazenada num cofre à prova de fogo ou caixa de segurança.

Por favor, note que não há como recuperar sua conta ou os fundos se você perder sua senha mestra. É absolutamente necessário mantê-la segura, e a melhor maneira de fazer isso é nunca salvar sua senha no navegador mas em aplicativo ou documento protegido por senha.

Além de sua master key, você também receberá um número de diferentes ‘senhas’ que lhe permitem executar várias tarefas em todo o blockchain Steem sem ter de introduzir continuamente sua “master key”, isto adiciona uma camada adicional de segurança para o sistema . Sempre que possível, você não use a senha mestra para fazer o login, e sim, as chaves abaixo, dependendo da tarefa a ser realizada no login.

Sua posting key permite que você poste, comente e vote entre os diferentes dapps no blockchain do Steem – digamos que você queira enviar um vídeo para o @Dtube, você será solicitado a digitar sua “posting key”

Sua active key é a senha usada para fazer transferências de fundos de uma conta para outra, ou para pagar certos bens e serviços no blockchain, por exemplo, ao comprar cartas @steemmonsters.

Sua memo key é projetada para criptografar e descriptografar suas mensagens dentro de um sistema de mensagens no blockchain steem.

Por fim, a chave do proprietário pode ser usada para recuperar todas as outras chaves e pode ser usada para recuperar uma conta comprometida. Tal como acontece com a sua senha mestra, você deve armazenar-la offline.

Você pode acessar essas chaves através da seção permissions da sua carteira Steem.

Próximo vídeo

7 Sua voz vale algo